I Encontro do Movimento pela Educação Transformadora e pela Cidadania Global

A Fundação Gonçalo da Silveira esteve presente no I Encuentro del Movimiento por la Educación Transformadora y la Ciudadanía Global que se realizou em Madrid entre os dias 4 e 6 de novembro de 2016. Este Encontro teve como principal objetivo ser um espaço de reflexão, formação e intercâmbio entre os professores e escolas pertencentes às quatro Redes dinamizadas pelas organizações Entreculturas, InteRede, Oxfam-Intermón e Alboan.

As Redes Fe Y Alegria (Nicarágua, Bolívia e Guatemala) e Rede ECG (Portugal) foram convidadas a estar presentes animando seis mesas do café-diálogo onde se partilharam ideias e experiências ligadas ao tema do Encontro. A Rede ECG esteve representada pelo Hugo Marques (Fundação Gonçalo da Silveira) e a Professora Margarida Fernandes.

Sendo que o intercâmbio e a aprendizagem colaborativa são parte dos objetivos da Rede ECG, o balanço feito pelos dois participantes é muito positivo: “Durante os dias do Encontro, vários foram os momentos de partilha de experiências, de inquietações, de descoberta, de fortalecimento e de animadas conversas. Ficou-nos a ideia de que as várias Redes têm interesse em conhecer melhor a Rede portuguesa e, quem sabe, avançar-se para a realização de trabalho conjunto”.

Através de diálogos e de dinâmicas participativas, este Encontro procurou fomentar entre os presentes um movimento mais amplo de ligação à realidade global e à busca do bem comum, para lá das salas de aula.

Saiba mais no site da Rede ECG.