I Encontro “Cidadania Global e Ecologia Integral”

A Fundação Gonçalo da Silveira e a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade promoveram o I Encontro “Cidadania Global e Ecologia Integral” que teve lugar no passado dia 10 de novembro nas instalações do CUPAV – Centro Universitário Padre António Vieira, em Lisboa.

O Encontro, realizado no âmbito do projeto Ca(u)sa Comum, teve como objetivo juntar diferentes organizações da sociedade civil para refletir eventuais caminhos e trabalho conjunto na ligação entre Educação para a Cidadania Global e Ecologia Integral. Estiveram presentes 23 participantes de 14 instituições distintas com trabalho reconhecido nas duas áreas. Ao longo do dia foi possível conhecer o projeto, conhecer as diferentes instituições presentes – as suas missões e ação concreta – e ainda partilhar ideias e visões.

A questão ecológica é um dos grandes desafios do nosso tempo, ponto de discussão e preocupação quer de líderes políticos, quer da sociedade civil. Por isso, com este projeto Uma Ca(u)sa Comum – Educar para a Cidadania Global pela Ecologia Integral, apostamos no diálogo entre organizações da sociedade civil para em conjunto olharmos as questões ecológicas e o mundo como uma causa (e casa) comum e compreendermos e refletirmos a ecologia como uma das causas estruturais na origem de situações de pobreza, injustiça social e desigualdade, a nível global.

Ao longo de dois anos, o projeto Ca(u)sa Comum irá ainda trabalhar com educadores, alunos, grupos informais e setor público (nas áreas da Cooperação, Ambiente e Educação). Prevê-se que tenham lugar mais dois encontros de trabalho, para além de um conjunto de outras atividades que pode conhecer aqui.

Esta é uma iniciativa da Fundação Gonçalo da Silveira e da Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, cofinanciada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.