A 3 de Dezembro, Portugal vai juntar-se pela primeira vez a milhões de pessoas, no mundo inteiro, num ato único de generosidade e solidariedade. Em todo o mundo, no mesmo dia, as redes sociais vão ser arrebatadas e uma enorme vaga de sensibilização vai contagiar as pessoas a agir e apoiar a causa que mais lhes toca.

O Giving Tuesday surge de uma ideia muito simples: em oposição à tradicional Black Friday – o dia que inaugura a época de compras natalícias -, as Nações Unidas pensaram num dia em que o mundo inteiro se unisse para doar, utilizando as redes sociais para inspirar a generosidade. Hoje, este é considerado o maior movimento mundial de solidariedade, incentivando as pessoas a doar tempo, dinheiro, bens ou voz às causas com as quais mais se identificam.

Neste Natal, a FGS junta-se ao movimento e apresenta uma causa para a qual qualquer pessoa que com ela se identifica possa contribuir:

EDxperimentar GT
EDxperimentar: Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar

Pode apoiar diretamente o projeto EDxperimentar através de um donativo monetário:

– Montepio: IBAN PT50 0036 00009910588792163

– No assunto, indicar “Donativo Giving Tuesday FGS”.

Serão as nossas escolas espaços de cidadania? Que tipo de cidadania queremos para a construção do futuro?

Focado em três territórios – Covilhã, Faro e Ourém – o projeto EDxperimentar propõe reconhecer e potenciar o conhecimento que existe nas Escolas e nas Organizações da Sociedade Civil, propondo que trabalhem e aprendam em conjunto.

Pretende-se assim dinamizar laboratórios de cidadania onde professores e professoras trabalharão em conjunto para a implementação de práticas educativas nas escolas, nesta área.

O projeto pretende também abordar a Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na vertente de influência política, tendo em vista a melhoria das políticas públicas, à esfera local e nacional.

Mais do que preparar pessoas para o futuro, pretendemos preparar escolas que construam um futuro conjunto.

O EDxperimentar é um projeto promovido pela Fundação Gonçalo da Silveira, em parceria com a Associação Casa Velha, a Coolabora, CRL – Intervenção Social e a Mandacaru – Cooperativa de Intervenção Social e Cultural, CRL.

Destina-se, essencialmente, aos estudantes e professores dos agrupamentos de escolas dos concelhos da Covilhã, de Faro e de Ourém. As aprendizagens finais do projeto pretendem também apoiar as Políticas Educativas em Portugal.

loading