No âmbito do projeto Extensão Universitária na Universidade Católica de Moçambique (UCM), um grupo de estudantes vai colocar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Economia de Moçambique ao serviço dos agricultores locais.
Na passada 6ª feira, 30 de maio, 17 estudantes da Faculdade de Economia e Gestão da UCM encontraram-se com 34 membros da comunidade de agricultores e agricultoras de Lamego, no distrito de Nhamatanda.
Esta reunião, organizado no âmbito do projeto Extensão Universitária na Universidade Católica de Moçambique, teve lugar na Associação Agro-pecuária Santa Isabel, onde os universitários aplicaram um inquérito sobre os “desafios da migração de uma agricultura de subsistência para uma agricultura de rendimento“. Para além do questionário, o encontro também promoveu um convívio mais próximo entre a comunidade e os estudantes, que visitaram os espaços agrícolas da associação, onde puderam observar em primeira mão várias dificuldades como a falta de água para irrigação dos campos ou as pragas que devastam as culturas de gergelim, feijão, quiabo entre outras culturas.
Após a recolha destes dados, o objetivo será identificar oportunidades de intervenção nesta associação, apoiando-a na melhoria da sua capacidade produtiva e na comercialização dos seus produtos. No final do trabalho será também produzido um artigo científico.
Este encontro foi dinamizado pelo Centro de Investigação Santo Agostinho em conjunto com o docente da disciplina de Economia de Moçambique do 3º ano do curso de Economia e Gestão. Nele participaram também outros 6 docentes, que acompanharam os estudantes neste processo de Aprendizagem em Serviço, que pretende colocar o conhecimento académico em diálogo com o conhecimento que existe no terreno, numa partilha de saberes e experiências que pode ajudar a resolver problemas práticos da população, criando uma maior ligação entre Universidade e Comunidade.
O projeto “A Extensão Universitária na UCM: Práticas de Aprendizagem em Serviço para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” é um projeto cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, copromovido pela Fundação Gonçalo da Silveira, Centro de Investigação Santo Agostinho e Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.