Encontro Sinergias ED: que se experiencie, partilhe, reflita e colabore

A 5 e 6 de junho teve lugar na FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o segundo Encontro Internacional Sinergias para a transformação social, com destaque ao tema “Colaboração e Conhecimento”. A iniciativa foi promovida pela FGS em conjunto com o CIDAC e o CEAUP, parceiros no projeto Sinergias ED.

Ao longo dos dois dias procurou-se fugir a modelos convencionais “para dar voz aos participantes, às suas experiências e conhecimentos”, conforme explica Jorge Cardoso, da equipa de Cidadania Global e Desenvolvimento da FGS. Meia centena de pessoas participou ativamente nos vários momentos propostos, entre os quais se destacaram as Instalações Pedagógicas: cada participante foi desafiado a trazer e partilhar as suas experiências, realidades e aprendizagens para criar instalações artísticas em torno da ideia chave do Encontro, conhecimento e colaboração entre a academia e a sociedade civil e outras pessoas e coletivos. Nesta dinâmica parte-se do pressuposto de que cada pessoa possui conhecimentos que são significativos para todos/as.

A proposta veio de Ana Dubeux, ativista e professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil, que esteve a participar no Encontro. Conforme explica, “Instalações Pedagógicas são construções coletivas importantes para potenciar outras formas de construção de conhecimento que estimulam a criatividade dos diferentes sujeitos participantes” e permitem “o debate e o diálogo de saberes”, esclarece. Em dois grupos, os e as participantes ilustraram ideias e experiências com recurso a livros, objetos e memórias construindo instalações físicas, tridimensionais e sensoriais que trouxeram muitas questões para o debate em torno do tema do encontro.

O objetivo do Encontro não se ficou por aqui. Partilhar e debater as experiências proporcionadas pelo Sinergias ED e respetivos resultados foi também uma pretensão, beneficiando do facto da “maioria dos participantes já estar, de algum modo, envolvido nas atividades do projeto.”

Oficinas de trabalho e teatro-fórum foram outros momentos a fugir ao convencional – “e talvez fruto desta opção, todo o encontro foi muito participado entre convidados e plateia”, explica Jorge Cardoso. Aspecto que se revelou importante para “gerar questionamentos e trazer a debate as reflexões e experiências de cada participante”, acrescenta.

O Encontro marcou o fecho da segunda edição do Sinergias ED e foi realizado com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian, da Universidade do Porto e da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Contámos, ainda, com a parceria media do Portal VER e o apoio pro-bono da agência Comunica.

A equipa do Sinergias ED agradece a participação de todos/as.

Nesta página iremos disponibilizar vídeos das intervenções, notícias publicadas sobre o Encontro, entre outros materiais.

Outras notícias

18 Jun 2025

Num tempo cada vez mais dominado pelos ecrãs, parar para ler um livro em conjunto ou sonhar um bairro melhor pode ser, também, um ato de resistência. Esta semana, propomos

17 Jun 2025

Durante 4 meses, uma turma do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra explorou as diferentes responsabilidades que temos como cidadãos e planeou uma visita de estudo de forma colaborativa e

11 Jun 2025

No âmbito do projeto Extensão Universitária na Universidade Católica de Moçambique (UCM), um grupo de estudantes vai colocar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Economia de Moçambique ao serviço dos