Direito à educação, direito à esperança

Right_To_Education

 

“Direito à educação, direito à esperança” é uma campanha de sensibilização promovida pela Rede GIAN pelo Direito à Educação que pretende contribuir para a tomada de consciência da Educação como Direito Humano, informar sobre a situação atual de desigualdade e iniquidade educativa e consciencializar para a responsabilidade que todos temos na defesa, promoção e exigência de uma educação de qualidade para todos e todas.

Pretendemos, especificamente:

  • Promover o entendimento da importância da Educação como Direito Humano de todas as pessoas e como motor para outros direitos;
  • Dar a conhecer os desafios e a situação global de desigualdade e falta de equidade no cumprimento do direito à educação;
  • Consciencializar sobre a nossa responsabilidade individual e coletiva na defesa, promoção e exigência do direito à Educação para todas as pessoas, inclusiva, de qualidade e ao longo de toda a vida.

A campanha oferece um pacote de recursos pedagógicos que se destinam a docentes e educadores e a crianças e jovens entre os 4 e os 18 anos e que podem ser aplicados em contextos de ensino tanto formais como informais.

 

(disponíveis em quatro idiomas, incluindo português)

 

O que pode fazer

  • Utilizar os materiais!
  • Partilhar a campanha com os seus contactos: amigos, familiares, colegas de trabalho
  • Partilhar os materiais pedagógicos com quem possa estar interessado (como educadores, formadores, profissionais da área do ensino ou da área social…)
  • Seguir a Campanha nas Redes Sociais: Facebook e Twitter

 

Saiba mais

 

Veja o vídeo:

 

 

 

Sobre a Rede GIAN pelo Direito à Educação
A GIAN – Global Ignatian Advocacy Network é uma iniciativa promovida pela Companhia de Jesus a nível global, constituída por várias redes internacionais de advocacy em áreas como a ecologia, direito à educação de qualidade ou migrações. A Rede GIAN pelo Direito à Educação é uma dessas Redes, formada por um grupo de organizações jesuítas que trabalham na área da educação e que unem esforços e recursos para promover as necessárias mudanças políticas e culturais para alcançar o direito a uma educação de qualidade para todas as pessoas ao longo da vida, sem qualquer discriminação. A Fundação Gonçalo da Silveira, ONGD portuguesa promovida pelos Jesuítas, integra o Grupo Coordenador da GIAN pelo Direito à Educação. O site http://edujesuit.org/ é o seu espaço de comunicação e participação.

 

Interessado/a em mais conteúdos pedagógicos? Subscreva aqui, gratuitamente, a newsletter da Fundação Gonçalo da Silveira dedicada à Educação para a Cidadania Global nas Escolas.