Colaboração: um meio ou um fim em si mesmo?

Projeto Re/ACT lança vídeo e canal de youtube

O canal de Youtube do Projeto Re/ACT, um projeto promovido pelo CLIP – Recursos e Desenvolvimento e desenvolvido em parceria com a FGS, o ISCTE-IUL, a ARAL, e a Fundação Agan Khan – Portugal, lançou o primeiro de uma série de vídeos que pretende partilhar e dar visibilidade ao trabalho associativo que é levado a cabo na Alta de Lisboa.

Este vídeo, que agora partilharmos consigo, traz-nos a analogia entre um arroz colaborativo e como este pode ser o ponto de partida para discutir e refletir sobre o papel da colaboração e das parcerias.

O que é um arroz colaborativo?

Nas palavras de José João Rodrigues, «é uma festa gastronómica onde cada pessoa colabora com o ingrediente que quer. No fundo é uma metáfora do que acontece nas nossas comunidades». Na conceção de um arroz colaborativo, e este não foi exceção, todos participam nos vários passos do processo, desde a partilha da razão de ser do seu ingrediente à degustação do resultado final, passando pela mistura do próprio arroz com os alimentos trazidos por cada um. Não há ingrediente que fique de fora, não há pessoa que seja excluída – esta é a principal aprendizagem retirada desta experiência.

Já conhece o Re/ACT?

O projeto Re/ACT tem como objetivo valorizar e fazer ouvir as experiências e conhecimentos dos dirigentes e técnicos associativos da zona da Alta de Lisboa. Este objetivo está a ser concretizado através de uma estratégia de criação de produtos colaborativos, entre membros de associações de base local e a equipa do projeto, que serão, posteriormente, disseminados.

Desde outubro de 2018 a FGS tem estado diretamente envolvida na construção destes produtos, apoiando a facilitação e acompanhamento dos processos colaborativos que são levados a cabo.

O projeto Re/ACT é financiado pelo Programa Bip Zip, da Câmara Municipal de Lisboa. Para saber mais sobre o projeto vá a https://fgs.org.pt/re-act/.