Ca(u)sa Comum: FGS promoveu oficina para Pais no Colégio S. João de Brito

Foi um final de tarde diferente o que se realizou a 25 de janeiro, no Colégio S. João de Brito (CSJB), em Lisboa. Em articulação com a Associação de Pais e a Associação dos Antigos Alunos, a FGS convidou as mães e os pais dos/as estudantes no Colégio para uma oficina sobre Ecologia Integral. Aos alunos e alunas foi lançado o mesmo desafio, uns dias antes.

A oportunidade surgiu no âmbito do projeto Ca(u)sa Comum, através do qual a FGS está a promover a Educação para a Cidadania Global pela Ecologia Integral e que inclui, entre as suas atividades, a realização de um conjunto de oficinas formativas. Também a ligação prévia entre a FGS e o projeto Eco-Escolas no CSJB, enquanto membro do Conselho Eco-Escola, favoreceu a aproximação ao tema entre as duas organizações jesuítas.

A sessão contou com 12 Encarregados/as de Educação a quem foram lançados vários desafios, em jeito de convite à partilha de ideias: o que se entende por Ecologia Integral? O que significa Cuidado, e Cuidar? E que papel posso eu ter, à luz da Ecologia Integral, enquanto pai/mãe, profissional, membro da minha comunidade?

Os presentes não esconderam a surpresa com a sessão. “Pensámos que vínhamos para ouvir uma palestra”, confessou um dos pais. A dinâmica do Ecossistema, que ocupou grande parte da sessão, e que impulsionou a participação, foi a mais apreciada. Em grupos de quatro pessoas, foi pedido que representassem graficamente o ecossistema escolar e, a partir daí, refletissem sobre os diferentes papéis e relações que também estão implicados quando falamos de Ecologia Integral.

Após o exercício, as ilustrações dos adultos foram confrontadas com as dos/as filhos/as, estudantes a quem foi pedido o mesmo exercício numa sessão dinamizada para Eco delegados de turmas.

Perante um mundo ferido, como fala o Papa Francisco, caminhar no sentido de uma Ecologia Integral é um desafio comum a educadores, pais e mães, cidadãos e cidadãs, razão pela qual este trabalho conjunto, promovendo a compreensão, reflexão e diálogo, assume a maior relevância. E o tempo acabou por ser pouco para o debate que se gerou. No final, uma das mães questionava: “porque não uma sessão conjunta entre pais e filhos?”; enquanto outra das participantes partilhava: “chegámos a questionar-nos sobre o mundo que queremos deixar aos nossos filhos. Hoje, a pergunta que se impõe é outra: que filhos queremos deixar ao mundo?”

Agradecemos a todos e todas a participação e o interesse.

 

O projeto Ca(u)sa Comum é uma iniciativa promovida em conjunto pela FGS e pela Casa Velha e que conta com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

 

Outras notícias

8 Jul 2025

A FGS está à procura de um/a Gestor/a de Projetos de Desenvolvimento para se juntar ao departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento. As candidaturas, acompanhadas de CV e carta de

1 Jul 2025

Chegados ao fim do ano letivo, o projeto EDxperimentar apresenta uma memória do trabalho que foi desenvolvido em colaboração com o Agrupamento de Escolas Lindley Cintra (AEPLC). Durante este ano

18 Jun 2025

Num tempo cada vez mais dominado pelos ecrãs, parar para ler um livro em conjunto ou sonhar um bairro melhor pode ser, também, um ato de resistência. Esta semana, propomos