Ca(u)sa Comum: FGS promoveu oficina para Pais no Colégio S. João de Brito

Foi um final de tarde diferente o que se realizou a 25 de janeiro, no Colégio S. João de Brito (CSJB), em Lisboa. Em articulação com a Associação de Pais e a Associação dos Antigos Alunos, a FGS convidou as mães e os pais dos/as estudantes no Colégio para uma oficina sobre Ecologia Integral. Aos alunos e alunas foi lançado o mesmo desafio, uns dias antes.

A oportunidade surgiu no âmbito do projeto Ca(u)sa Comum, através do qual a FGS está a promover a Educação para a Cidadania Global pela Ecologia Integral e que inclui, entre as suas atividades, a realização de um conjunto de oficinas formativas. Também a ligação prévia entre a FGS e o projeto Eco-Escolas no CSJB, enquanto membro do Conselho Eco-Escola, favoreceu a aproximação ao tema entre as duas organizações jesuítas.

A sessão contou com 12 Encarregados/as de Educação a quem foram lançados vários desafios, em jeito de convite à partilha de ideias: o que se entende por Ecologia Integral? O que significa Cuidado, e Cuidar? E que papel posso eu ter, à luz da Ecologia Integral, enquanto pai/mãe, profissional, membro da minha comunidade?

Os presentes não esconderam a surpresa com a sessão. “Pensámos que vínhamos para ouvir uma palestra”, confessou um dos pais. A dinâmica do Ecossistema, que ocupou grande parte da sessão, e que impulsionou a participação, foi a mais apreciada. Em grupos de quatro pessoas, foi pedido que representassem graficamente o ecossistema escolar e, a partir daí, refletissem sobre os diferentes papéis e relações que também estão implicados quando falamos de Ecologia Integral.

Após o exercício, as ilustrações dos adultos foram confrontadas com as dos/as filhos/as, estudantes a quem foi pedido o mesmo exercício numa sessão dinamizada para Eco delegados de turmas.

Perante um mundo ferido, como fala o Papa Francisco, caminhar no sentido de uma Ecologia Integral é um desafio comum a educadores, pais e mães, cidadãos e cidadãs, razão pela qual este trabalho conjunto, promovendo a compreensão, reflexão e diálogo, assume a maior relevância. E o tempo acabou por ser pouco para o debate que se gerou. No final, uma das mães questionava: “porque não uma sessão conjunta entre pais e filhos?”; enquanto outra das participantes partilhava: “chegámos a questionar-nos sobre o mundo que queremos deixar aos nossos filhos. Hoje, a pergunta que se impõe é outra: que filhos queremos deixar ao mundo?”

Agradecemos a todos e todas a participação e o interesse.

 

O projeto Ca(u)sa Comum é uma iniciativa promovida em conjunto pela FGS e pela Casa Velha e que conta com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

 

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