campanha-m-igual

Promovido pela Fundação Gonçalo da Silveira em parceria com o Alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural, IP (ACIDIl, I.P.), a INDUCAR (Organização para a Promoção da Educação não formal e da integração social), a Fundação Champagnat, a Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP) a Escola Secundária Pedro Alexandrino (ESPA) e o Colégio S. João de Brito (CSJB), o Projeto M=Igual? – Igualdade não é Indiferença é Oportunidade, foi uma campanha educativa pela inclusão e pela equidade que trabalhou com a comunidade educativa processos de consciencialização do global, não perdendo de vista o sentido de pertença à comunidade local.

Os temas de base aprofundados foram os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), assentes no conceito do “pensar global, agir local”, como forma de participar na construção de um mundo mais justo onde todos tenham um lugar. Iniciado em 2007, o projeto prolongou-se por cinco anos com o objetivo geral de capacitar a Comunidade Educativa para a responsabilidade social e a cidadania global na perspetiva da igualdade de oportunidades, tendo encerrado oficialmente em julho de 2012.

Teve como principais atividades:

– A assessoria às escolas para a implementação do projeto e realização de atividades coerentes com os seus objetivos e conteúdos: planeamento, formação, acompanhamento e avaliação.

– Workshops interescolas trimestrais (uma por período letivo) com a participação de alunos/as e professores/as

– A formação de professores/as

– A mobilização para a comemoração de datas relacionadas com os ODM, DH e a Igualdade de Oportunidades

– A disponibilização de recursos educativos específicos

– A colaboração próxima com outros projetos (e respetivas instituições) de Educação para o Desenvolvimento nas escolas nacionais e internacionais

Foi dada continuidade a esta iniciativa através do apoio, partilha e divulgação do trabalho efetuado nas  escolas no âmbito da Educação para o Desenvolvimento no site M-Igual? e na newsletter especializada que pode subscrever aqui: