Assembleia Social 2016

posted in: Arquivo, Eventos | 0

A Comissão do Apostolado Social (CAS) organizou mais uma Assembleia Social, nos passados dias 29 e 30 de Abril, em Almada. Participaram 60 pessoas vindas de Norte a Sul do País, de 20 entidades ligadas de diversas formas à Companhia de Jesus.

Este encontro teve, entre outros, o objectivo de delinear um Plano Estratégico para o sector social, procurando dar continuidade ao trabalho do ano passado, em que se fez uma avaliação da situação do sector. Para tal, numa primeira fase reflectiu-se e discutiu-se, em pequenos grupos e em plenário, o que são a missão, visão, valores e princípios que devem guiar a acção da CAS. Na fase seguinte procurou-se definir os eixos e objectivos do sector social da PPCJ para os próximos 3 anos.

Os trabalhos foram intercalados por momentos de reflexão e abertura de horizontes (era outro dos objectivos da Assembleia), proporcionados por alguns convidados:

  • Rogério Roque Amaro, da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE, falou de «desenvolvimento local», um processo de mudança centrado em comunidades de pequena dimensão procurando responder a necessidades não completamente satisfeitas, a partir de recursos da própria comunidade;
  • Mário Rui André apresentou o conceito de «governação integrada», partindo da experiência em curso na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa;
  • José Ignacio García, SJ, do Centro Social Europeu Jesuíta, falou sobre a situação actual da Europa, para a qual identifica três desafios actuais: educação, demografia e novas tecnologias;
  • Alberto Ares, do sector social da província de Espanha, sublinhou a importância do trabalho de advocacy, para acompanhar e influenciar quem toma decisões políticas, tendo como objectivo proteger o direito dos mais vulneráveis.

Para além do resultado esperado ao nível de planeamento estratégico, a Assembleia Social teve como fruto o reforço do conhecimento entre as pessoas e do sentido de pertença a um mesmo «corpo», feito de diversas obras, instituições e movimentos ligados à Companhia e à espiritualidade inaciana.

 

Texto por Frederico Cardoso de Lemos, SJ, para o Boletim Jesuítas n.º 356 de fevereiro/maio2016
Fotografias por Ricardo Baptista Dias / Centro Comunitário S. Cirilo

 

Leia ainda…

Assembleia Social no site do setor social da província de Espanha.

 

Instituições e movimentos presentes:
Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade
CAB – Centro Académico de Braga
CAFJEC
Centro Comunitário S. Cirilo
Centro Social da Musgueira
Colégio das Caldinhas
Colégio da Imaculada Conceição
Colégio S. João de Brito
CREU-IL – Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loiola
CUMN – Centro Universitário Manuel da Nóbrega
CUPAV – Centro Universitário Pe. António Vieira
FASrondas
Foste visitar-me
Fundação Gonçalo da Silveira
Gambozinos
O Grão
Serviço Jesuíta aos Refugiados
Leigos para o Desenvolvimento
Paróquia da Imaculada Conceição (Charneca da Caparica)
Paróquia do Imaculado Coração de Maria (Vale Figueira)
Paróquia de Nª Srª da Assunção (Mexilhoeira Grande)
Paróquia de Nª Srª do Amparo (Portimão)
Paróquia de S. Francsco Xavier (Pragal)
Paróquia de S. João Baptista do Lumiar
Paróquia de S. Pedro da Covilhã
Rabo de Peixe