Sonhamos uma escola que é…

encontro

entre pessoas, entre crianças e jovens, entre crianças e adultos, entre adultos, das crianças com mundo, como ele é e como o sonhamos.

partilha

de conhecimentos, de aprendizagens, de visões diferentes do mundo, de dificuldades e sonhos.

diversidade

de línguas, saberes, culturas, geografias, famílias diferentes, idades, várias religiões.

acolhimento

da dignidade humana, do cuidado, da empatia e das relações construtoras de uma Casa Comum.

Uma Escola que constrói Comunidade a partir de uma Humanidade Partilhada.

Num mundo cada vez mais globalizado, os desafios são crescentes e é fundamental ter presente a integração nas suas mais variadas multiplicidades. 

Neste ambiente global cada vez mais diversificado é fundamental aprender a viver com, juntos, e em paz. É necessária uma reflexão ética partilhada que alarga o princípio da humanidade universal, afirmando a igual dignidade e direitos de todas as pessoas.

Na FGS, acreditamos que alcançar esta reflexão implica a construção de comunidade, sendo a Escola o ponto de partida para este caminho. Vemos a Educação para a Cidadania Global (ECG) enquanto resposta para uma sociedade mais informada, crítica e comprometida com uma realidade cada vez mais global. Através da ECG procuramos promover uma vivência com outras pessoas e grupos de todo o mundo que, através da sua interligação com a esfera global, seja capaz de construir uma sociedade transformadora a partir dos seus ambientes locais e em rede, na qual se estabeleçam relações globais justas e equitativas.

Por isto e em conformidade com uma necessidade apresentada por vários/as educadores/as, decidimos trabalhar, durante este ano letivo, o tema da interculturalidade nas escolas.

Onde estamos e o que fazemos?

* referentes ao ano de 2023

Escolas
0
Estudantes
0
Territórios
0
Atividades desenvolvidas
com a comunidade
0
Educadores/as
0

o que precisamos

Para conseguirmos concretizar estes números, precisamos de implementar cinco dos nossos Projetos que são, maioritariamente, financiados em 85% pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e em 15%, por nós, através de co-financiamentos.

Estes cinco Projetos (Escolas Transformadoras, Escola Inter-Global, Co-Globe, Extensão Universitária e EDxperimentar) precisam de 35.606,59€ de co-financiamento. Nesta campanha queremos garantir aproximadamente 30% desta quantia, o que se traduz no valor de 10.681,97€. Os restantes 70% serão garantidos através de financiamento público, privado e dos nossos doadores (pontuais e regulares).

A sua ajuda é mesmo muito importante para garantir este financiamento e a continuação das nossas atividades.

porquê contribuir

As mudanças que ocorrem no mundo precisam de uma caminhada educativa para construir uma sociedade mais acolhedora. Precisamos de uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, de diálogo construtivo e mútua compreensão.

Os processos educativos – formais e informais – não podem ignorar que o mundo está intimamente interligado e é preciso construir novas formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso.

Precisamos de uma lente educativa para o desenvolvimento global capaz de colocar no centro o valor próprio de cada pessoa, em relação com outras pessoas e com a realidade que os rodeiam, rejeitando-se uma cultura de descarte e de efemeridades.

Newsletter

Quer receber informações sobre nós, ir acompanhando os nossos projectos e partilhar a nossa missão? Subscreve a nossa newsletter semanal.