Abordagens educativas a partir de um olhar animado

 

Entre maio e julho deste ano, o projeto EDxperimentar criou e produziu 3 vídeos de sensibilização sobre 3 abordagens educativas fundamentais para a aprendizagem e vivência de uma cidadania global, crítica e comprometida com o bem-comum.

 

Este olhar animado sobre o Ciclo da Aprendizagem Experiencial, a Abordagem Whole-School e o Trabalho Colaborativo, surge de um esforço de organização e sintetização de conteúdos explorados na Formação Acreditada para docentes dada pelo projeto, durante o último ano. Fazendo a ligação à Educação para a Cidadania Global, todos os vídeos incluem uma parte específica sobre o seu papel em cada abordagem.

 

Sempre pensadas como processos experimentais, as abordagens são explicadas através de várias questões, vão incluem desde como é que aprendemos, até a como estas aprendizagens potenciam o desenvolvimento integral de cada criança e jovem. O Trabalho Colaborativo, no vídeo representado como uma abordagem mais direcionada aos e às docentes, pretende ajudar a perceber como o foco na colaboração dentro do espaço escolar pode contribuir para a aprendizagem e vivência da cidadania, assim como fortalecer e melhorar as relações entre os vários membros da comunidade educativa. 

 

Os três vídeos foram pensados para serem utilizados em processos formativos com adultos pertencentes às comunidades educativas. Foram animados e produzidos pela dupla criativa Maria Inês Carrola e Ricardo Madeira.

 

 

 

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O projeto EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar é promovido pela FGS, em parceria com a Casa VelhaCooLabora e Cooperativa Mandacarú. É co-financiado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Lisboa e pela União Europeia, através do Projeto Presidência da PPONGD. Os conteúdos disponibilizados nesta notícia são da exclusiva responsabilidade do projeto EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar, promovido pela FGS, Casa Velha, CooLabora e Cooperativa Mandacarú e não refletem necessariamente as posições da União Europeia

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