A Rede Xavier Apela ao Cessar-Fogo e à Assistência Humanitária em Gaza
A Rede Xavier apoia firmemente a declaração emitida pela Companhia de Jesus a 3 de abril (Não nos podemos calar! – Ponto SJ ) condenando a violência em curso em Gaza bem como em outras áreas de Israel/Palestina, que se estende aos países vizinhos do Médio Oriente. Fazemos eco das suas palavras: “Não podemos ficar em silêncio”.
Como organizações jesuítas envolvidas na resposta a crises humanitárias em todo o mundo, expressamos também o nosso choque pelo assassinato de 7 trabalhadores humanitários que estavam a fazer entregas de ajuda alimentar a 2 de abril. Segundo consta, 196 trabalhadores humanitários foram mortos em Gaza desde outubro passado. Nesta guerra atual, uma guerra em que os civis, principalmente as crianças, continuam a ser as principais vítimas.
Juntamo-nos ao apelo dos Jesuítas para “um cessar-fogo imediato, para a libertação de todos os reféns de 7 de outubro, para negociações e o início de um processo que traga liberdade, a libertação e a justiça para todos no Médio Oriente, o único caminho para a verdadeira paz”.
A Rede Xavier reúne 14 organizações não governamentais para o desenvolvimento e organizações missionárias de toda a Europa, América do Norte e Austrália ligadas aos Jesuítas.
Esta Rede responde às necessidades das vítimas de conflitos, muitas das quais são civis, em diversas partes do mundo, incluindo a Síria e o Líbano. Neste sentido, está profundamente chocada com o atual conflito no Médio Oriente, tal como lamenta a violência infligida a vítimas inocentes de outros conflitos, como os do Sudão, Sudão do Sul, Myanmar, Haiti, Ucrânia e muitos outros lugares.
Os membros da Rede Xavier apelam:
- ao cessar-fogo imediato em Gaza
- à abertura de um corredor humanitário que possibilite a entrega urgente de ajuda a Gaza, assegurando a passagem em segurança de todos os trabalhadores humanitários
- ao respeito pelo direito humanitário internacional e pelas convenções de Genebra que regulam o uso legal da força em conflitos armados
- à libertação incondicional de todos os reféns raptados a 7 de outubro de 2023
- ao fim de todas as vendas de armas que estão a alimentar este conflito
- ao reinício das negociações para o alcance de um acordo político que garanta o direito dos dois povos à autodeterminação, à segurança e à liberdade
Na sua mensagem de Páscoa, a 31 de março, o Papa Francisco apelou a um cessar-fogo: “Não deixemos que as atuais hostilidades continuem a ter graves repercussões na população civil, já no limite da sua resistência, e sobretudo nas crianças…. A guerra é sempre um absurdo e uma derrota.”
Nota aos jornalistas:
A Rede Xavier reúne 14 organizações não governamentais para o desenvolvimento e organizações missionárias de toda a Europa, América do Norte e Austrália ligadas aos Jesuítas. Apoia a solidariedade internacional e a missão universal da Companhia de Jesus conforme consta na Congregação Geral 36: “A nossa visão é colocar a fé, a justiça e a solidariedade com os pobres e excluídos como o centro da missão de reconciliação.” (D1 para 3)
A Rede Xavier apoia igualmente a declaração de 12 de março do JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados.
5 de abril de 2024
Os membros da Rede Xavier são:
- ALBOAN, Espanha
- Canadian Jesuits International, Canadá
- Entreculturas, Espanha
- Fundação Gonçalo da Silveira, Portugal
- Irish Jesuits International, Irlanda
- Jesuit Mission Austrália
- Jesuit Missions, Grã Bretanha
- Menschen für Andere-jesuitenweltweit, Áustria
- Jesuitenmission, Alemanha
- MAGIS Itália
- Magis Americas, EUA
- Oeuvre des Missions Catholiques Françaises d’Asie et d’Afrique, França
- Stiftung Jesuiten weltweit, Suiça
Para mais informação:
Fundação Gonçalo da Silveira
geral@fgs.org.pt