Voluntários GASNova partiram em missão com destino à Beira

Uma equipa de três voluntários do GASNova – Grupo de Ação Social partiu esta 2ªfeira, dia 24 de julho, para a região da Beira, em Moçambique, dando assim início a mais uma etapa no âmbito projeto Semear e Cuidar.

Entre 25 de julho e 9 de setembro, a Márcia Ferreira, o Guilherme Sá e a Ana Maria Custódio darão apoio à implementação de atividades formativas e de sensibilização comunitária na área da desnutrição e vão colaborar com as Associações de Produtores de Nhangau em questões relacionadas com o Associativismo.

Este é um trabalho de continuidade. Desde 2009 que os voluntários do GASNova, apoiados pela FGS, têm realizado anualmente um trabalho junto com as comunidades de Nhangau, sobretudo nas áreas do desenvolvimento rural e dos determinantes sociais de saúde, durante o período de missão em que permanecem nas comunidades (cerca de 2 meses).

A missão deste ano insere-se no âmbito do projeto Semear e Cuidar: impulso ao Desenvolvimento com as comunidades de Nhangau tendo o grupo, ainda, responsabilidades no diagnóstico, trabalho de seguimento e avaliação do projeto, a par dos restantes parceiros. Uma colaboração estreita e relevante que visa melhorar a capacidade de intervenção na resposta aos problemas associados à pobreza nas comunidades de Nhangau, em particular no que diz respeito à segurança e soberania alimentar e nutricional destas comunidades.

O projeto Semear e Cuidar está a decorrer desde abril de 2017 e tem uma duração prevista de 24 meses. É fruto de um trabalho conjunto entre a Fundação Gonçalo da Silveira, ONGD promotora, e os vários parceiros: CISA- Centro de Investigação de Santo Agostinho da Universidade Católica de Moçambique, Graal Moçambique – Movimento Graal Moçambique, Núcleo Pabhodzi da Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Moçambique, Silveira House – Jesuit Social Justice and Development Centre (Zimbabué) e GASNova. O cofinanciamento é assegurado pela Jesuit Mission Nuremberg e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

 

Formar para a missão

GASNova-voluntarios-2017(3)No âmbito da parceria com o GASNova, a FGS dinamizou ainda, recentemente, uma sessão formativa a 11 de julho de 2017, na qual participaram 17 voluntários do GASNova, entre os quais os seis voluntários da caminhada deste ano (os três voluntários que partiram para Moçambique e três voluntários em missão em Vendas Novas).

A iniciativa teve como objetivos promover a reflexão crítica sobre o que é Transformação social, Cooperação para o Desenvolvimento e Educação para o Desenvolvimento e o modo como se interrelacionam, levar ao autoquestionamento relativamente a estereótipos e forma como os racionalizamos, dar pistas sobre modos de ser e de estar em missão e, por último, promover a reflexão sobre o papel do GASNova, no pré, durante e pós missão.

 

Desejamos uma boa missão a todos/as! Estamos juntos!