“Trabalho Hoje e no Futuro”: Projeto Desafios Globais promoveu ação de formação

A Fundação Gonçalo da Silveira o CIDAC promoveram nos dias 13 e 14 de janeiro de 2017, em Lisboa, a ação de formação “Trabalho Hoje e no Futuro”. Destinada a educadores/as, esta iniciativa teve como principal objetivo trabalhar temáticas de Educação para a Cidadania Global (ECG) a partir de um recurso educativo sobre trabalho e os desafios que o mesmo nos coloca, hoje e no futuro.

Este recurso pedagógico, no qual se baseou a ação de formação, está a ser elaborado no âmbito do projeto Desafios Globais: Reforçar a ECG nas escolas para responder aos contextos da atualidade e com base num tema bem atual – o Trabalho – dividido em 2 subtemas: Automatização do Trabalho e Trabalho e Migrações.

Ao longo dos dois dias, os educadores ajudaram a refletir sobre o recurso, as temáticas e as metodologias propostas. Houve ainda tempo para discutir o papel que têm e podem ter os educadores e os recursos educativos em Educação para Cidadania Global. No final, ficaram muitas ideias, recomendações e boa disposição.

O recurso pedagógico será disponibilizado online, em breve.