“Sinergias ED” apresentado em Encontro do GENE

Sinergias no GENEEntre 14 e 16 de abril de 2016, decorreu em Lisboa a 34.ª mesa-redonda do GENE – Global Education Network Europe. A reunião contou com representantes da Comissão Europeia e de várias agências de cooperação e ministérios da educação da Europa.

O GENE é uma rede de representantes de organismos de mais de 25 países europeus com responsabilidades em matéria de política de Educação para o Desenvolvimento (ED), Educação Global e Educação para a Cidadania Global (ECG).

Para além do intercâmbio de boas práticas, do apoio à execução de políticas e da promoção de peer reviews/exames pelos pares, o GENE leva a cabo duas mesas-redondas anuais.

Esta mesa-redonda foi organizada em cooperação com os três representantes portugueses na rede: o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o CIDAC – Centro de Informação e Desenvolvimento Amílcar Cabral e a Direção-Geral da Educação (DGE).

A Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) foram convidados a apresentar, nesta ocasião, o projeto Sinergias ED: Conhecer para melhor agir – Promoção da investigação sobre a ação em ED em Portugal. Jorge Cardoso e La Salete Coelho, responsáveis por este projeto na FGS e no CEAUP respetivamente, expuseram aos presentes os objetivos e principais resultados alcançados ao longo dos últimos dois anos.

No relatório do exame pelos pares a Portugal, lançado em outubro de 2014, na Assembleia da República, o GENE sublinhava que “continua a existir um forte e continuado apoio à Educação para o Desenvolvimento e à Educação Global em Portugal”.

 

Saiba mais sobre o GENE aqui.

Consulte a versão portuguesa das recomendações do relatório do exame pelos pares a Portugal aqui.

 

Fonte/adaptado de: Camões IP – Instituto da Cooperação e da Língua