Refugiados: Jesuítas a nível europeu pedem políticas mais justas e eficazes

Refugiados

A Conferência Europeia de Provinciais Jesuítas, reunida em assembleia geral, emitiu um apelo à solidariedade para com as centenas de milhares de refugiados que fogem atualmente de países devastados pela guerra e merecem proteção.

No documento apelam a “mais solidariedade”,  a “novas políticas”, mais seguras e legais de acesso a proteção na Europa, e a um “sistema europeu de asilo mais justo e eficaz”. Reiteram ainda o seu compromisso perante refugiados e migrantes lembrando o trabalho do Serviço Jesuíta aos Refugiados e de tantos outros jesuítas e colaboradores que “têm trabalhado incansavelmente para ir ao seu encontro, para acompanhar, fazer amizade, para ajudar as pessoas a integrarem-se e a construir uma nova vida própria.”

Não esquecem também “a generosidade de tantos cidadãos europeus e da sociedade civil” que “movidos pelo drama dos que chegam”, abrem “as suas casas e os seus corações” e comprometem-se a construir uma Europa onde “solidariedade e hospitalidade” não sejam meras palavras mas se tornem “atos concretos”.

Enquanto ONGD jesuíta, a FGS revê-se neste apelo e reforça-o. Somos uma das várias organizações da sociedade civil portuguesa que se uniram para apoiar os refugiados de forma concertada através da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados. Em virtude do nosso trabalho e experiência na área da Educação para a Cidadania Global, o nosso apoio será concretizado sobretudo na área da Formação e Produção de Materiais de Apoio que permitam a todos conhecer melhor os factos e desmontar mitos.

 

Aceda à Declaração dos Superiores Maiores jesuítas da Europa aqui.

Para mais informações sobre a PAR visite a página http://www.refugiados.pt/