Rede ECG continua a promover reflexão entre educadores

No passado dia 9 de abril, sábado, decorreu em Braga, na Escola Básica de Gualtar, um novo encontro de trabalho da Rede de Educação para a Cidadania Global (Rede ECG).

Coube aos elementos de Braga acolher os restantes membros com uma série de dinâmicas ao longo do dia que promoveram a interação, o interconhecimento e a reflexão sobre a ECG, a partir das vivências e perceções de cada um. Ao todo, participaram 17 educadores da Rede ECG, a que se juntaram durante todo o Encontro duas educadoras da Galiza, a Yolanda Castro e a Veronica Dopico, membros da Red de Professorado da organização espanhola Entreculturas.

O plano da sessão fez notar a vivacidade e dinamismo desta Rede. Incluiu, entre outros aspetos, a partilha das últimas experiências realizadas em Portugal, como a apresentação da Rede ECG em contextos académicos, formação de professores sobre ECG e trabalho específico realizado na Escola de Gualtar. Ouviram-se também as experiências da Red de Professorado. Na segunda parte do dia, ainda houve tempo para abordar a comunicação e a sustentabilidade da Rede ECG e para se definir próximas atividades, entre elas o XI Encontro Nacional de ECG. Este encontro anual acontecerá uma vez mais em julho, em Lisboa e sobre ele a Rede dará novidades em breve.

Constituída em outubro de 2013, esta Rede integra instituições, professores e outros agentes educativos empenhados em alargar o conhecimento sobre ECG junto de outros educadores através de ações concretas em contexto escolar. A Fundação Gonçalo da Silveira é um dos seus membros.