Propostas pedagógicas para o Dia Mundial dos Pobres

A Fundação Gonçalo da Silveira destaca, para o Dia Mundial dos Pobres, um conjunto de atividades didáticas para melhor aproveitar o Dia e preparar o tema. 

Sugerem-se quatro propostas de atividades pedagógicas, simples e fáceis de colocar em prática, para uso tanto em contextos de educação formal como em sessões informais. O objetivo é ajudar a promover a reflexão, o espírito crítico e uma cidadania global ativa face às causas estruturais da pobreza. Aceda à proposta de atividades pedagógicas aqui.

O primeiro Dia Mundial dos Pobres assinala-se já no próximo domingo, 19 de novembro, e é uma celebração instituída pelo Papa Francisco com o propósito de contrariar a cultura do descarte que marca as sociedades atuais, e aprofundar a cultura do encontro. É um convite “dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade” (Mensagem do Papa Francisco para o I Dia Mundial dos Pobres).

Pretende, ainda, alertar para a dificuldade do mundo contemporâneo em identificar com clareza as situações de pobreza, que não passam apenas por carências materiais, e a ligação de alguma riqueza à ilegalidade e à exploração da dignidade humana.

O repto do Papa Francisco para a celebração do Dia Mundial dos Pobres foi acolhido com entusiasmo pelas várias comunidades e organizações ligadas aos Jesuítas em Portugal. Pode consultar todas as atividades a decorrer ao longo desta semana, aqui.