Networking for Justice

networking for justice

 

De 17 a 20 de novembro teve lugar em Loiola, Espanha, o Encontro Internacional Networking for Justice no qual se reuniram os Grupos de Trabalho da Global Ignatian Advocacy Network (GIAN), os Coordenadores do Apostolado Social das várias Conferências Jesuítas a nível mundial bem como os membros da Rede Xavier e de outras redes internacionais ligadas aos Jesuítas.

Este Encontro foi promovido pelo Secretariado de Justiça Social e Ecologia da Companhia de Jesus (SJES) e significa um maior compromisso com o trabalho em rede como meio para promover a Justiça Social à escala global.

A aposta no trabalho em rede não é nova. Já em 1995, a Congregação Geral (CG) 34 convidava à criação de redes apostólicas Inacianas que reforçassem a missão da Companhia de Jesus. Treze anos mais tarde, na CG 35, reforçava-se este apelo ao trabalho em rede, reconhecendo-se que a Companhia de Jesus devia trabalhar como um só Corpo, com a mesma missão universal. Quatro anos depois, numa reunião na Universidade de Boston, pensava-se na melhor resposta a este apelo. Nessa mesma reunião ficou clara a necessidade urgente de transformação cultural e organizacional na Companhia de Jesus. O trabalho em rede foi promovido como a melhor forma de converter a Companhia num verdadeiro Corpo global capaz de responder aos desafios atuais do nosso tempo.

O propósito deste Encontro foi avaliar até que ponto o trabalho em rede já favoreceu o alcance da missão jesuíta na busca por maior Justiça Social. Pretendeu-se identificar e comunicar as principais lições aprendidas e propor medidas concretas para levar ainda mais longe o potencial deste método de trabalho.

A Fundação Gonçalo da Silveira esteve presente neste Encontro enquanto membro da Rede Xavier e membro do Grupo Coordenador da GIAN pelo Direito à Educação de Qualidade – EduJesuit.

Para mais informações foi lançado o site www.networkingforjustice.org. Também poderá acompanhar as novidades através de newsletter (que poderá subscrever no site) ou das páginas de FacebookTwitter.

Consulte o Documento Final do Encontro aqui.