Mais de trinta educadores/as em formação em Lisboa e Ourém

Mais de trinta professores/as e educadores/as participaram nas oficinas de formação em Cidadania Global e Ecologia Integral, uma atividade organizada no âmbito do projeto Ca(u)sa Comum que decorreu em dois momentos: a 20 de janeiro, na Quinta da Casa Velha, em Ourém, e a 17 de fevereiro, no Centro Universitário P. António Vieira, em Lisboa.

Para estas sessões, a FGS e a Associação Casa Velha tinham como objetivo formar facilitadores/as e dinamizadores/as capazes de conduzir atividades pedagógicas em torno do tema da Cidadania Global e da Ecologia Integral, tanto em contextos de educação formal como não formal.

Ao longo das seis horas que durou cada sessão, foram realizadas várias dinâmicas tendo por base os recursos pedagógicos que estão a ser desenvolvidos colaborativamente pela equipa do projeto Ca(u)sa Comum, uma equipa feita de múltiplos saberes da qual fazem parte a FGS e a Casa Velha, um perito em ecoliteracia, Denis Hickel, e um grupo de professores/as dos Agrupamentos de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, em Ourém, e D. Filipa de Lencastre, em Lisboa.

À equipa coube apresentar e, sobretudo, provocar junto dos e das participantes a experimentação destes materiais pedagógicos, procurando gerar uma nova forma de olhar o tema da ecologia, questionar e aprofundar, para chegar a um percurso próprio e a pistas para trabalhar o tema com outros grupos.

Esta atividade foi antecedida por um enquadramento em que se procurou ligar a Educação para a Cidadania Global à Ecologia, tema central do projeto Ca(u)sa Comum, e no qual teve um papel importante o Denis Hickel, que marcou presença nas duas sessões.

Os recursos pedagógicos testados nas sessões vão em breve resultar num itinerário pedagógico para trabalhar o tema da Ecologia Integral, em particular alimentação e sustentabilidade, com vários níveis de ensino do pré-escolar ao secundário.

Para além destas formações e iniciativas de cariz pedagógico, o projeto Ca(u)sa Comum tem trabalhado ainda com outras organizações da sociedade civil, de um modo coletivo, numa vertente complementar de sensibilização e de advocacy. Saiba mais sobre o projeto aqui.

 

Fotografias: Gustavo Lopes Pereira | Âmago e Associação Casa Velha