A 8 de novembro de 2013 o tufão Haiyan (ou Yolanda) atingia as Filipinas. Os registos apontam para mais de 6 mil mortos e mais de 600 mil deslocados, para além de extensos danos materiais por todo o território, originando zonas inteiras sem eletricidade, comunicações, água ou comida.

A ajuda internacional foi célere e a Rede Xavier, a Rede das Organizações Jesuítas internacionais, mobilizou-se de imediato, participando na resposta a esta catástrofe. O objetivo foi apoiar a ONG jesuíta local Simbahang Lingkod ng Bayan (SLB), ajudando-a a responder aos múltiplos pedidos de ajuda, oriundos sobretudo das zonas mais afetadas. A cada um dos membros da Rede Xavier coube o lançamento de uma Campanha de Angariação de Fundos. A FGS concretizou esta Campanha em Portugal, apelando ao apoio da sociedade portuguesa.

Os resultados da campanha

A adesão significativa das várias entidades e de muitos particulares permitiu à FGS recolher perto de 14.000 € ao longo de dois meses, valor aplicado à preparação e distribuição dos primeiros pacotes de bens essenciais entregues à população pelos voluntários da SLB (contendo água, comida e roupa). A distribuição foi feita nas zonas de Culion, Capiz, Eastern Samar e Northern Cebu.

A campanha “Emergência Filipinas” esteve em curso em Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Espanha, Inglaterra, Itália, Irlanda e Suíça e o valor total angariado foi 1.289.141,00 €.

A recuperação depois do desastre

As operações de emergência visaram minorar os efeitos da catástrofe sobre a população, sobretudo a mais fragilizada. O trabalho, contudo, não se esgotou nesse período. A Rede Xavier, em paralelo com a SLB, deu início ao planeamento da fase de recuperação e de reconstrução, numa preocupação com a sustentabilidade, com o bem-estar futuro das populações e com a prevenção de desastres semelhantes.

A restante verba angariada está a ser aplicada de acordo com o plano de ação definido. Culion é a zona a beneficiar de maior apoio, quer pela presença dos jesuítas no local, quer pelos severos danos que sofreu à passagem do Haiyan.

Sobre a SLB

A Simbahang Lingkod ng Bayan (SLB) é uma Organização Sem Fins Lucrativos que junta religiosos e leigos ao serviço do povo filipino. A SLB promove a participação social e política ativa, a cidadania e a boa governação para além de apoiar a população mais marginalizada e vulnerável através de operações de socorro e emergência.
Consulte o site da SLB aqui.

A Fundação Gonçalo da Silveira agradece a todas as Instituições e entidades doadoras e a todos os particulares que contribuíram para esta Campanha.