Encontro Sinergias ED: que se experiencie, partilhe, reflita e colabore

A 5 e 6 de junho teve lugar na FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o segundo Encontro Internacional Sinergias para a transformação social, com destaque ao tema “Colaboração e Conhecimento”. A iniciativa foi promovida pela FGS em conjunto com o CIDAC e o CEAUP, parceiros no projeto Sinergias ED.

Ao longo dos dois dias procurou-se fugir a modelos convencionais “para dar voz aos participantes, às suas experiências e conhecimentos”, conforme explica Jorge Cardoso, da equipa de Cidadania Global e Desenvolvimento da FGS. Meia centena de pessoas participou ativamente nos vários momentos propostos, entre os quais se destacaram as Instalações Pedagógicas: cada participante foi desafiado a trazer e partilhar as suas experiências, realidades e aprendizagens para criar instalações artísticas em torno da ideia chave do Encontro, conhecimento e colaboração entre a academia e a sociedade civil e outras pessoas e coletivos. Nesta dinâmica parte-se do pressuposto de que cada pessoa possui conhecimentos que são significativos para todos/as.

A proposta veio de Ana Dubeux, ativista e professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil, que esteve a participar no Encontro. Conforme explica, “Instalações Pedagógicas são construções coletivas importantes para potenciar outras formas de construção de conhecimento que estimulam a criatividade dos diferentes sujeitos participantes” e permitem “o debate e o diálogo de saberes”, esclarece. Em dois grupos, os e as participantes ilustraram ideias e experiências com recurso a livros, objetos e memórias construindo instalações físicas, tridimensionais e sensoriais que trouxeram muitas questões para o debate em torno do tema do encontro.

O objetivo do Encontro não se ficou por aqui. Partilhar e debater as experiências proporcionadas pelo Sinergias ED e respetivos resultados foi também uma pretensão, beneficiando do facto da “maioria dos participantes já estar, de algum modo, envolvido nas atividades do projeto.”

Oficinas de trabalho e teatro-fórum foram outros momentos a fugir ao convencional – “e talvez fruto desta opção, todo o encontro foi muito participado entre convidados e plateia”, explica Jorge Cardoso. Aspecto que se revelou importante para “gerar questionamentos e trazer a debate as reflexões e experiências de cada participante”, acrescenta.

O Encontro marcou o fecho da segunda edição do Sinergias ED e foi realizado com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian, da Universidade do Porto e da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Contámos, ainda, com a parceria media do Portal VER e o apoio pro-bono da agência Comunica.

A equipa do Sinergias ED agradece a participação de todos/as.

Nesta página iremos disponibilizar vídeos das intervenções, notícias publicadas sobre o Encontro, entre outros materiais.