Season of Creation: Movimento global contra as alterações climáticas

 

A Igreja Católica celebra hoje, dia 1 de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi instituída pelo Papa Francisco em 2015 e segue o exemplo da Igreja Ortodoxa, que comemora este dia desde 1989.

A partir da comemoração desta data surge a iniciativa Season of Creation (“Época da criação”) que a partir de hoje e até ao dia 4 de outubro – dia de São Francisco de Assis, Padroeiro da Ecologia – pretende unir as Igrejas de todo o mundo numa celebração conjunta a favor do cuidado com a criação. Em resposta à atual crise ecológica, esta iniciativa global pretende envolver e motivar toda a humanidade para atuar em prol do Planeta, manifestando as suas preocupações pelo futuro da criação e participando com a sua oração e ações concretas.

Dez organizações Jesuítas de diferentes países e dimensões, entre elas a Fundação Gonçalo da Silveira, fazem parte do Movimento Católico Global pelo Clima.

 

“Enquanto o mundo continua a testemunhar temperaturas globais que continuam a bater recordes, é necessário que os católicos respondem ao apelo do Papa Francisco através da encíclica Laudato Si”, desafia Thomas Insua, Coordenador do Movimento Católico Global pelo Clima. “Este é o momento ideal para que as paróquias e comunidades católicas aprofundem o seu compromisso ecológico e se juntem a outras comunidades cristãs”, acrescenta.

Os objetivos do Movimento Católico Global pelo Clima são aumentar a consciência dentro da Igreja para a necessidade de agir, com carácter de urgência e à luz da doutrina social e ambiental da Igreja Católica; promover uma solidariedade global face à atual crise ecológica e restaurar a nossa relação com todas as espécies; promover a “conversão ecológica” através de mudanças pessoais e organizacionais que permitam a redução das emissões de carbono; e, por fim, instar os líderes políticos, empresas e setor social para que se comprometam com ações concretas e ambiciosas a favor do clima.

 

Junte-se a este movimento e consulte as iniciativas a acontecer aqui. Pode também acompanhar o tema nas redes sociais através da hashtag #SeasonofCreation

 

Reveja o vídeo em que o Papa apela ao respeito pela criação: