Bens Comuns para o Bem Comum: seminário promove questionamentos e diálogos para a transformação social

posted in: Arquivo, Eventos | 0

No dia 12 de julho de 2018 teve lugar no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, o Seminário Cuidar dos Bens Comuns para o Bem Comum, com destaque ao tema “Desafios políticos e experiências educativas na relação entre Ecologia e Desenvolvimento”. A iniciativa foi promovida pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira em conjunto com a Associação Casa Velha, parceiras no projeto Uma Ca(u)sa Comum: Educar para a Cidadania Global pela Ecologia Integral.

Os objetivos deste evento foram:

  1. Promover o conhecimento e a reflexão sobre os Bens Comuns e a sua ligação à promoção de um Bem Comum universal, a partir da discussão e problematização do papel dos modelos económico e educativo vigentes.
  2. Reforçar o trabalho colaborativo e o compromisso entre atores de diferentes naturezas na promoção do Bem Comum.
  3. Discutir o papel da Educação enquanto instrumento determinante de transformação social para o Bem Comum e de compreensão das causas e consequências dos problemas ecológicos, sociais, económicos e culturais, a nível global.

Contaram-se 122 pessoas presentes, que durante o dia participaram com entusiasmo e interesse. Na parte da manhã, após a sessão de abertura pelo CESA e uma breve apresentação das atividades desenvolvidas ao longo de dois anos do projeto Uma Ca(u)sa Comum, tivemos a intervenção de Riccardo Petrella (economista e politólogo italiano), que trouxe um importante contributo para aprofundar o tema Bens Comuns para o Bem Comum; a que se seguiu a apresentação do recurso pedagógico Caderno de viagem: Itinerários pedagógicos para Educar para a Ecologia Integral pela Cidadania Global, pelo grupo de educadores/as que nele trabalharam.

Durante a tarde, a dinâmica foi outra, os/as participantes dividiram-se por duas oficinas temáticas simultâneas sobre Experiências mobilizadoras para a transformação social e o Bem Comum: o quê, porquê e como?. A partir das práticas/experiências concretas de cada pessoa, identificaram-se em coletivo pontos-chave que tornam as experiências “mobilizadoras” com vista à transformação social e ao Bem Comum.

Terminámos o dia em plenário, com a apresentação do processo e dos resultados do caminho conjunto entre Organizações da Sociedade Civil do Ambiente e de Desenvolvimento, realizado ao longo do projeto e do qual resultou a construção do documento conjunto “Cuidar Juntos da Ca(u)sa Comum”.

Este Seminário marcou o fecho do projeto Uma Ca(u)sa Comum: educar para a Cidadania Global pela Ecologia Integral e foi realizado com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e o apoio do CESA.

A equipa do projeto agradece a participação de todos/as.

Nesta página poderão encontrar mais informações e materiais sobre este seminário, o projeto e o tema abordados.