Contribuir para uma comunidade ativa: formação no Instituto Politécnico de Beja

O Instituto Politécnico de Beja promoveu uma ação de capacitação em Educação para o Desenvolvimento (ED) dirigida aos docentes das suas quatro Unidades de Ensino e Investigação. A formação aconteceu a 20 de setembro e a 26 de outubro e semeou nos presentes a vontade de continuar a trabalhar o tema.

A ação de capacitação foi dinamizada junto de 18 docentes e dividiu-se em dois momentos, um dia mais expositivo e outro de partilha e debate sobre as propostas de ED trazidas pelos formandos para o coletivo. A ideia foi desafiar a Instituição a integrar a forma de pensar da ED no seu dia-a-dia, enquanto processo participado, crítico, contínuo, ético com vista à transformação social.

A iniciativa realizou-se no âmbito do projeto Sinergias ED e resulta de um trabalho colaborativo entre a FGS, as Escolas Superiores de Educação de Beja e de Santarém, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e o CIDAC, com vista a experimentar e melhorar o Referencial para capacitação em Educação para o Desenvolvimento – uma proposta Sinergias ED. Trata-se de um documento orientador que se espera que contribua para fortalecer as aprendizagens em Educação para o Desenvolvimento e Transformação Social nas instituições de Ensino Superior e nas Organizações da Sociedade Civil, onde se detetou existir um fraco conhecimento relativamente ao tema.

Esta foi a segunda de quatro ações previstas e deu boas perspetivas para a continuidade do trabalho, já que ficou em aberto a possibilidade do grupo de formandos se manter a funcionar com esse mesmo objetivo.