Ca(u)sa Comum

Com o projeto Uma Ca(u)sa Comum pretendemos contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a construção de um mundo mais justo, equitativo e sustentável. Para tal, propomos reforçar o exercício da Cidadania Global nas comunidades através da reflexão, educação e ação sobre Ecologia Integral.

O projeto dirige-se a educadores e alunos, organizações da sociedade civil (OSC) a trabalhar em Educação para a Cidadania Global, Cooperação e Ambiente, a grupos informais e também setor público nas áreas da Cooperação, Ambiente e Educação.

 

Porquê?

Reconhecendo o impacto que as questões ecológicas têm nas situações de desigualdade extrema e de injustiça social à escala global, propomos trabalhar em conjunto promovendo a compreensão, reflexão e diálogo sobre o tema. Conhecer as causas estruturais que estão na origem de situações de pobreza e de injustiça social permite um maior compromisso da sociedade com o cuidado pelo mundo, pela Casa Comum.

 

Principais Atividades

 

INTERLIGAR ATORES E EXPERIÊNCIAS
– Encontros de trabalho, de reflexão e de trabalho conjunto
– Partilha de práticas, documentação e recursos pedagógicos
– Recomendações para interlocutores-chave nos setores da Cooperação, Ambiente e Educação
– Seminário final

FORMAR E SENSIBILIZAR PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL ATRAVÉS DA ECOLOGIA INTEGRAL
– Recursos Pedagógicos pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e secundário: os 5“R’s” e 5“C’s”
– Oficinas formativas
– Formação de facilitadores/as
– Implementação de formação nos Agrupamentos de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa) e Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão (Ourém)
– Semana Residencial para Universitários

 

Este projeto tem uma duração prevista de 2 anos (de setembro de 2016 a agosto 2018) e é promovido em conjunto pela Fundação Gonçalo da Silveira e pela Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, contando com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

 

Saiba mais