CIDADANIA GLOBAL E DESENVOLVIMENTO

Para concretizar os nossos objetivos, e partindo do princípio que a transformação social é um processo construído colaborativamente, a ação da FGS enquadra-se num conjunto de cinco processos de mudança: 

A Escola enquanto espaço de Transformação e Justiça Social; 

Diálogo entre sociedade civil e ensino superior;

Ligação entre Ecologia e Transformação e Justiça Social;

Ligação entre a visão global e as práticas locais;

Ligação entre diferentes territórios.

Porque o Desenvolvimento e a Cidadania são indissociáveis, a nossa equipa de projetos trabalha de forma integrada no Departamento que designamos por Cidadania Global e Desenvolvimento.

Procuramos dar o nosso contributo para responder aos desafios que marcam a atualidade. A erradicação da pobreza extrema, o alargamento das oportunidades de acesso ao ensino primário e secundário, maior e melhor acesso a cuidados de saúde, a sustentabilidade ambiental, a necessidade de reconhecer as parcerias como fulcrais para o processo de Desenvolvimento.

A nível internacional, procuramos soluções para os problemas identificados pelos parceiros no terreno através de diagnóstico, elaboração e acompanhamento de projetos, concretizando ações em setores chave com vista a impulsionar o Desenvolvimento Sustentável.

Assente num trabalho colaborativo e reflexivo, a nossa ação passa por:

Capacitar e formar professores e outros educadores;

Aprofundar e divulgar conhecimento e reflexão na área do Desenvolvimento e da Cidadania Global, através de publicações e encontros;

Produzir e divulgar recursos educativos;

Integrar e promover redes e outros grupos colaborativos, de diferentes áreas e contextos;

Definir políticas públicas, promotoras de mudanças estruturais na sociedade;

Pontuais ações de emergência humanitária. 

Escolas  

Organizações da Sociedade Civil  

Instituições do Ensino Superior  

Comunidades Locais

Instituições Governamentais

Geograficamente a FGS tem privilegiado a proximidade e a continuidade do seu trabalho nas seguintes geografias:

Portugal: concretizando um trabalho de âmbito nacional no campo da Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global.

Moçambique: foi onde começamos em 2004, nomeadamente junto da Missão Católica da Fonte Boa (Província de Tete) e das comunidades rurais na Beira (Província de Sofala). Hoje, estamos presentes na Beira, através do projeto Somos Moçambique.


A FGS está ainda presente em diferentes geografias através das iniciativas de Ajuda Humanitária e de Emergência, no âmbito da Rede Xavier. Promovemos campanhas de apoio às vítimas de catástrofes naturais no Paquistão (2004), Haiti (2010), Filipinas (2013) e Nepal (2015).