LogoAlternativas

 

Através do projeto Alternativas – Experiências locais para uma transformação global pretendemos promover a mudança social com vista à construção de uma sociedade mais solidária, justa, inclusiva e sustentável. Queremos, concretamente, fortalecer a reflexão e aprendizagem sobre os valores, as atitudes e os comportamentos conducentes a essa mudança e propor e disseminar alternativas para a transformação social na perspetiva da cidadania global.

O projeto dirige-se aos intervenientes de Iniciativas Locais de Mudança (experiências locais de base comunitária que apresentam propostas concretas, válidas, exequíveis e coerentes para uma maior justiça social, participação e sustentabilidade à escala local e global), a educadores/as e ainda a projetos e redes de trabalho nesta área.

 

Principais Atividades

ANÁLISE DE INICIATIVAS LOCAIS DE MUDANÇA (ILM)
– Mapeamento, análise e seleção das ILM
– Apresentação do projeto e estabelecimento de compromissos com 4 ILM
– Capacitação, esclarecimento e planeamento de trabalho
– Trabalho de campo com produção de estudos de caso e storyboards
– Partilha de resultados e validação de materiais

PROMOÇÃO DE PROCESSOS PEDAGÓGICOS E DE REFLEXÃO
– Definição da base concetual e critérios teóricos para identificação das ILM
– Recurso Pedagógico interativo para desenvolvimento de competências (saberes, saberes fazer, saberes estar e saberes ser)
– Sessões de experimentação do Recurso Pedagógico

DIVULGAÇÃO DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS
– Criação de linha gráfica e plataforma online para o projeto
– Difusão do projeto e seus resultados junto de parceiros e redes nacionais e internacionais
– Seminário final

 

Este projeto tem uma duração prevista de 2 anos (de outubro de 2016 a setembro 2018) e é promovido pela Fundação Gonçalo da Silveira em parceria com a COOLABORA – Intervenção Social, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), a FEC – Fundação Fé e Cooperação e a Rede Inducar. É cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

 

 

Uma oportunidade única para dar a conhecer iniciativas locais de mudança e de criar uma comunidade de pessoas e organizações dedicadas à transformação social.