Alternativas: arranque do trabalho de terreno com as Iniciativas Locais de Mudança

No âmbito do projeto Alternativas – experiências locais para uma transformação global, organizámos um momento de encontro que juntou a equipa do projeto, as quatro Iniciativas Locais de Mudança (ILM) e a equipa de terreno que irá trabalhar diretamente com essas iniciativas. O encontro teve lugar a 14 e 15 de dezembro, em S. Domingos de Rana, e destacou-se pela grande diversidade entre os e as participantes, quer pelas suas proveniências geográficas, quer pelas suas áreas de intervenção.

Esta foi mais uma etapa no processo levado a cabo pela equipa do projeto Alternativas, para identificar e disseminar o trabalho de Iniciativas Locais de Mudança. Após a fase de mapeamento realizada a nível nacional, foram convidadas a participar com um maior grau de compromisso, as seguintes iniciativas: Moledo ConVida (Lourinhã), Grupo de Teatro do Oprimido do Algarve (Faro), NÓs Entre Iguais (Porto) e Casa da Esquina (Coimbra).

Na rotina do dia-a-dia, parar para pensar nem sempre é fácil. Por isso, a equipa quis promover o interconhecimento entre os 19 participantes e os projetos em que colaboram e incentivar à reflexão e partilha em torno do tema da transformação social, objetivo último do projeto Alternativas.

A Torre d’Aguilha foi o local escolhido para este Encontro, que culminou com o arranque do trabalho de campo, uma investigação colaborativa que será concretizada já entre os meses de janeiro e abril junto de cada ILM e com o apoio de uma equipa de cinco facilitadores/as. A partir deste trabalho, espera-se conhecer melhor a ação e o impacto potencialmente transformador de cada ILM, a nível local e global, contribuindo assim para a criação de materiais informativos e pedagógicos e outras ferramentas, incluindo a realização de um produto audiovisual, que possam servir de inspiração a outras organizações, iniciativas e pessoas.

No conjunto, os participantes frisaram o carácter enriquecedor desta experiência enquanto espaço para organização de pensamento e ideias, mostrando-se expectantes face ao trabalho de campo. O tema da diversidade e da inclusão esteve sempre bem presente ou não fossem as iniciativas, elas próprias, ferramentas de valorização de diferentes pensamentos e formas de estar e de aprendizagem colaborativa.

Brevemente estará disponível online o mapeamento das Iniciativas Locais de Mudança, recolhidas através de questionário realizado pela equipa do projeto em junho de 2016.

O projeto Alternativas é promovido pela FGS em parceria com com a COOLABORA – Intervenção Social, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), a FEC – Fundação Fé e Cooperação e a Rede Inducar. É cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.